Elas são fabricadas usando fios simples, fios, cordoalhas protendidas de alta resistência à tração que são embutidos dentro do elemento.
A produção destes elementos é obtida usando máquinas Moldadoras que moldam um elemento continuamente em um leito de longa produção sem a necessidade de cofragens.
Um pavimento mais leve pode ser realizado usando blocos de preenchimento de poliestireno e depois uma cobertura para pavimentos ou criando espaços vazios dentro do pavimento usando folhas de aço onduladas ou finas lajes de concreto sobre os elementos.
As nervuras e a parte inferior das vigotas é reforçada com malha de aço. O perfil lateral é em forma de cunha com uma superfície rugosa para permitir que o concreto no local seja facilmente aplicado.
As duas nervuras fornecem à laje uma alta rigidez torcional e uma distribuição de carga transversal excelente. Isto significa que o elemento é autossustentável durante as fases de transporte e ereção.
As aplicações principais para estas vigotas são:
Elas podem ser usadas com uma estrutura pré-fabricada ou com uma estrutura moldada no local com juntas projetadas para responder às especificações técnicas requeridas.
As vigotas podem ser fabricadas com alturas de 500 mm a 1000 mm e com uma largura padrão de 1200 mm ou, usando a mesma máquina, com uma largura de 800 mm, simplesmente mudando os formadores do lado interno da máquina Moldadora.