A Nordimpianti pode oferecer ou sugerir aos clientes sobre a melhor escolha desta instalação auxiliar a partir de uma lista de fornecedores especializados e confiáveis.
A instalação deve ser capaz de produzir constantemente concreto de alta qualidade que é necessário para a fabricação dos elementos protendidos.
A instalação deve sempre garantir que as quantidades corretas de agregados sejam usadas e tenha uma capacidade eficiente de mistura para obter uma mistura de concreto homogênea, rigorosamente umidificada uniformemente.
O controle da umidade do concreto é obtido usando sondas específicas montadas em ambos os compartimentos de agregado e diretamente na parte inferior do misturador. Um sistema de gerenciamento, eficiente controla a quantidade de água adicionada para o ciclo de mistura em função da água contida nos agregados.
O layout da instalação de dosagem pode ser horizontal ou vertical.
A instalação horizontal é sem nenhuma dúvida a mais popular e fácil de montar, Os agregados são armazenados nos compartimentos modulares horizontais, posicionados abaixo do pavimento ou dentro de sua própria estrutura suspensa com uma correia transportadora adequada.
A instalação vertical foi desenvolvida para obter a produção de concreto em larga escala com reduções de ruídos e emissões de poeira. Uma instalação vertical exige que os agregados sejam levantados na posição, mas posteriormente todo o processo ocorre em um ambiente fechado e sob gravidade, com vantagens óbvias em termos de economia de energia, desgaste do componente e níveis de ruídos sendo mantidos no mínimo.
A solução vertical também melhora a utilizaçao uso aquele da área central necessário para o posicionamento da instalação em situações onde o espaço é limitado.
Recomendamos que a instalação de dosagem seja capaz de memorizar pelo menos 2 programas automáticos, assim como seja capaz de executar todas as fases manualmente. Quando não há sistema de distribuição automática do concreto, a melhor posição da planta de concretagem em relação aplanta produtiva é no meio do caminho do ponto mais distante.
O tempo de cura do concreto é um fator que afeta a operação e a produtividade da planta de produção.
Acelerar o tempo de cura do concreto com o uso do sistema de aquecimento é um método bem aceito para obter a resistência desejada do concreto dentro de poucas horas e então permite que o leito seja reutilizado para ter mais de 1 produção/dia.
TA instalação de aquecimento pode ser montada dentro de um container ISO ou em uma câmara de aquecimento construída no local.
A escolha de ter a instalação de aquecimento montada em um container significa que não há necessidade de obras civis adicionais e que todos os componentes podem ser pré-montados no mesmo container para uma rápida e fácil montagem.
Durante a fase de cura, os elementos devem ser cobertos com lonas de isolamento para a retenção do calor, mas também para parar a secagem do concreto bem rápido.
Exemplo de ciclo térmico no qual os elementos de secagem devem ser tratados:
Qualquer água residual gerada no processo de produção do elemento de concreto pode ser recuperada e reutilizada no ciclo de produção.
Antes de ser reutilizada, a água deve ser tratada quimicamente para restaurar os valores de pH em valores aceitáveis.
Qualquer sólido, como concreto e pedra podem ser separados e canalizado para uma máquina especial para a eliminação de resíduos.
O sistema elétrico deve ser projetado para os requisitos de carga máxima da planta e a tensão deve ser estabilizada suficientemente, evitando danos no equipamento eletrônico como os PLCs, inversores, etc., instalados nas máquinas de produção.
A instalação elétrica deve ter a capacidade de pelo menos 200/250 kVa e deve ser instalada de acordo com as leis aplicáveis em vigor.
A força pode ser fornecida para as máquinas em 2 modos: um ponto de força deslizante (barramento blindado) ou com uma bobina de cabo de força montado nas máquinas de produção.
Com o fornecimento do barramento blindado, a força deve ser classificada em 150 kVA e as linhas devem ser posicionadas em ambos os lados do compartimento para evitar interferências entre os troleys de alimentação deslizantes e as máquinas de produção ao longo dos leitos de produção. Isto oferece uma solução prática e eficiente porque ela pode alimentar diversas máquinas simultaneamente.
Uma bobina de alimentação de força tem uma alimentação de força nominal adequada e alimenta a máquina em seu curso ao longo da pista, com o enrolamento no cabo.
Pilares de alimentação, aos quais o cabo de alimentação de força da máquina deve ser instalado na extremidade da pista onde a fabricação de produção termina.
A água disponível para a preparação do concreto deve estar limpa e livre de produtos químicos e impurezas naturais oriundas da drenagem de resíduos industriais.
Ela deverá ser capaz de fornecer pelo menos 200 lpm para a instalação de mistura e o consumo diário deverá ser calculado na região de 8 000-10 000 litros.
A instalação da água é formada por:
Na área de lavagem recomenda-se o uso de uma máquina de alta pressão de água para lavagem do equipamento. Ela deverá ser ajustada com um bocal que pode gerar um jato de 150-200 kg/cm² de água.
É sempre útil ter ar comprimido na fábrica para a limpeza e manutenção das máquinas e também para o corte pneumático do concreto úmido, se necessário.
As características da instalação de ar comprimido requeridas são:
A qualidade do concreto é extremamente importante para a qualidade do produto acabado assim como a operação apropriada das máquinas de produção. É recomendável ter um laboratório de teste no local para verificar a qualidade das matérias primas, cimento e produto acabado.
As máquinas e equipamento disponíveis são:
A melhor forma para verificar todos os materiais inserindo a fábrica, tais como: ferro, cimento, agregados, liberação de óleo e todos os produtos fabricados é pesando-os.
A balança rodoviária deverá estar situada em uma área de facil acesso para caminhões de carga. Sua plataforma pode ser de lajes protendidas ou chapa de aço com espessura de 10 mm.
Tamanhos da plataforma:
O leitor da balança rodoviária deverá ser capaz de imprimir um ticket com um carimbo e o peso na unidade de medição desejada.
Há muitas fases de trabalho realizadas na planta de produção para a qual é indispensável ter 1-2 pontes rolantes, dependendo de como a produção for organizada.
A grua é indispensável para as seguintes tarefas:
Quando os elementos de levantamento sobre um certo comprimento é recomendável usar uma ponte rolante ajustada com 2 ganchos de levantamento para obter um balanceamento correto para transportar os elementos em segurança e convenientemente.
Dados técnicos:
Nos casos onde a ponte rolante é usada para o fornecimento de concreto para as máquinas de moldagem ao longo do leito de produção, uma velocidade da ponte rolante não inferior a 80 m/min é recomendada para minimizar os tempos de curso.
É recomendado também usar o controle remoto como uma alternativa aos tradicionais painéis com botões de pressão ligados com cabo elétrico.
As empilhadeiras são usadas para mover os elementos na área de armazenagem e para o carregamento dos caminhões.
Dados técnicos:
As empilhadeiras devem ser equipadas com forquilhas específicas que podem ser movidas lateralmente e possam ser usadas para o levantamento de grandes elementos, as forquilhas devem ter a capacidade de se alargar para se adaptar ao comprimento dos elementos.